segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Histórias "Concurso AJUDARIS"

O nosso Agrupamento participou no Concurso AJUDARIS com duas lindas histórias elaboradas pelas crianças do Centro Escolar de Pombeiro e da Escola Básica de Fontão. Obrigada às educadoras que participaram neste concurso pois, contribuíram para uma causa bastante nobre, Ajudar os mais necessitados.

Um dia diferente na natureza

          Chegou a primavera! Logo que apareceu o primeiro dia de sol fizemos uma visita de estudo pela nossa freguesia de Friande. Estivemos em contacto direto com a natureza. Observámos mudanças nas árvores, reparámos nas flores das fruteiras, nas giestas e no mato. Até foi permitido cortar flores silvestres. Que doçura! A nossa professora era a guia, respondia às perguntas e dúvidas que lhe púnhamos. Dizia o nome de árvores e animais que víamos. Guiou-nos sempre com carinho e segurança para nenhum de nós se perder ou magoar. Tratava-se de uma aventura na nossa terra.                    Estávamos entusiasmados e encantados por podermos andar na floresta, víamos muitas árvores, arbustos e muita erva grande e verdinha. Que lindo que era! Todos os dias vemos coisas parecidas, mas com a nossa professora é tudo mais bonito! Ela chamava-nos à atenção para o cantar dos passarinhos, fazia-nos reparar no ladrar dos cães, no falar das pessoas e no choro de algumas criancinhas. Também sentimos o cheiro da terra fresca. A água corria em muitos sítios. Que beleza!         Havia muitas árvores cheias de folhas porque não caíram no inverno, e outras com folhas novinhas que nasciam com o calor da primavera. Subimos a alguns troncos baixinhos, baloiçámo-nos nos ramos mais resistentes.
         Depressa entrámos no mundo do faz de conta. Nós éramos os anõezinhos e conversávamos com as coisas que a natureza nos oferecia. Nesta visita à natureza, brincámos às escondidas e ao caça, corremos sem destino, alguns até caíram sem se magoarem. Quando já estávamos cansados, encostámo-nos aos troncos, sentámo-nos no chão e à sombra das árvores, fizemos um piquenique.               Como sabemos que o lixo não se deita ao chão, no final cada um teve o cuidado de meter o lixo no saco da respetiva cor que tivemos o cuidado de levar. É tão fácil ser-se limpo e não sujar a natureza! Quando crescer vou ter sempre o cuidado de não estragar a natureza pois só há vida saudável se existir um ambiente puro, sem poluição. 
       Foi um dia inesquecível a nossa aventura pela natureza. Venham conhecer a nossa escola onde podemos respirar ar puro e ter um futuro de saúde e encantadora beleza. 

 Agrupamento de Escolas de Felgueiras 
Educação Pré-Escolar de Fontão- Friande


A Nena e os amigos
Era uma vez uma gata branquinha que se chamava Neve. Estava no jardim e encontrou um ratinho cinzento que se chamava Queijinho, um cão de cor castanha e branca, que se chamava Peludo e um ursinho que se chama Fofinho. De seguida, os quatro animais ficaram amigos e resolveram passear pelos campos, porque estes estavam muito bonitos com as suas flores e cores.
Todos juntos admiram a beleza da natureza até que encontram um rio muito lindo e limpo. Todos queriam passar o rio. Mas será que estes animais sabem nadar? Como irão eles conseguir passar o rio? A amiga Nena está do outro lado do rio… Como poderão chegar até lá?
O urso, o cão e o rato puseram-se nas cavalitas da gata Neve…um, dois, três… e lá foram ao encontro de Nena.
O urso Fofinho e o rato Queijinho começam a discutir por causa do tempo. Diz o rato: –Eu acho que está a chover!
Diz o urso: 
–Não, não… eu acho que está sol!
Mas será possível os dois terem razão?
No céu começa a aparecer um arco-íris. Os amigos ficam maravilhados a olhar para o céu.Cada animal disse qual a cor de que mais gostava. O Queijinho gostava da cor de laranja, o Peludo do amarelo, a Neve do verde e a Nena do violeta.
Foi então que se juntaram todos a pensar, a pensar e foram até ao fim do arco-íris. Eles achavam que lá estava um tesouro.O rato, o cão, o urso, a gata e a Nena, escavaram até descobrir o tesouro. Mas… surgiu um problema… é que os animais tinham patas e não conseguiam abrir o tesouro. Então a Nena conseguiu abrir o tesouro e lá dentro estava um saco com línguas-de-gato para partilhar com todos os meninos.

Agrupamento de escolas de Felgueiras,
 Educação Pré-escolar de Pombeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário