“Os
valores na educação pré-escolar”
A
Filosofia para Crianças é um programa pedagógico que visa desenvolver as
capacidades de raciocínio e do pensamento em geral. Esta aprendizagem
multifacetada da atividade do pensar é feita através da criação de um diálogo e
tem como fim promover o pensamento do grupo de investigação na sala de aula. O
objetivo pedagógico é de contribuir para o desenvolvimento e compreensão da
linguagem e das capacidades críticas e criativas das crianças, no sentido de
promover o seu pensamento autónomo.
Este
programa pedagógico proporciona um conjunto de atividades designados de sessões,
que demostraremos a seguir:
Na terça-feira, 13 de novembro, demos inicio ao projeto “A
Educação para os valores na educação pré-escolar”. Como tínhamos acabado de
comemorar o dia de S. Martinho, revimos um valor dado – A Partilha.
Dialogamos sobre a lenda e o que é a
partilha e no fim fizemos o registo.
Na quinta-feira, 15 de novembro, trabalhamos os sentimentos, uma
vez que estamos no outono e é nesta
estação do ano que se comemora o
namoro dos morcegos.
Dialogamos sobre a imagem que está a ser mostrada e o valor que
nela é representado.
Somos
confrontados com a pergunta:
Podemos ter sentimentos por:
O
que é para ti o sentimento?
xNa
sexta-feira, 16 de novembro, realizamos jogos sobre os sentimentos.
Aqui vai uma breve explicação sobre um deles.
Jogo
dos Beijinhos
Inicia-se
o jogo com um diálogo sobre as formas que as pessoas têm de mostrar que gostam
umas das outras. Lista: dar prendas, dar beijo no rosto, cumprimentar com as
mãos, dizer bom dia, abraçar, etc…
Pede-se
às crianças que andem livremente e quando a educadora disser “parou” cada
criança imobiliza-se numa posição. Quando se disser “andou as crianças voltam a
passear.
Continuando
com o comando “andou” “parou”, mas quando se disser “parou” acrescenta-se: “dar
abraços”, “dar beijinho” (no rosto), etc. assim, as crianças podem mostrar que
gostam uma das outras de formas diferentes.
Na terça-feira, 20 de novembro, ouvimos uma história
sobre os sentimentos – “Gosto de ti”
Conversamos
sobre o sentimento referido na história, o “Amor”,
este é demostrado da mãe para o filho, assim como do filho para a mãe.
No fim ouvimos a música – Adivinha o quanto eu gosto
ti de André Sardet.
No
dia 27 de novembro, fizemos uma atividade sobre um sinal de pontuação.
Dentro
do envelope, estava um cartão com um ponto de interrogação.
Tivemos
uma conversa sobre o ponto de interrogação:
-
Alguém sabe para que serve?
-
Quando é usado e porquê?
Seguidamente,
fizemos o jogo- “o que é uma pergunta?”. Este jogo foi realizado da seguinte
forma: um menino de cada vez dirigia-se à mesa e escolhia uma tira de papel
onde estava escrita uma frase. A criança este tinha de dizer se essa frase era uma pergunta ou não e porquê.
No
fim fizemos o registo do jogo numa cartolina.
No
dia 28 de novembro, revimos as regras até aqui abordadas e mencionamos, outras
que as crianças gostariam de falar.
Mas
antes são colocadas algumas questões.
As
regras são valores?
O
que são valores?
À
medida que íamos dizendo as regras que conhecíamos a professora/estagiária ia
virando as folhas que continha o ponto de interrogação.
Identificamos
alguns destes valores nas regras da nossa sala de aula, dialogando sobre cada
uma delas.
No
dia 30 de novembro, ouvimos uma história sobre a mentira. Ao contrário de que muitos meninos pensam, devemos dizer
sempre a verdade, como conta na história “A
Mentira Tem Perna Curta”.
De
seguida, fizemos uma ficha para ajudar a menina da história a encontrar as
mentiras.
No
dia 03 de Dezembro, escutamos a história “Perdido
e Achado”, que falava do valor da amizade.
Na abordagem deste valor realizamos uma receita de biscoitos da amizade, com o
formato de um coração.
No fim fizemos um exercício sobre a amizade…
O que é ter um amigo?
- um amigo é ter um tesouro…
O que é um tesouro?
No
dia 04 de dezembro, fizemos uma dramatização com fantoches da história “Meninos
de Todas as Cores”. Cada um de nós escolheu um menino de cor e depois dizia a
quadra da história.
No
dia 05 de dezembro, fizemos o jogo “olha
o balão”.
Nesta
atividade utilizamos balões de várias cores (vermelho, azul, amarelo…).
Dividimos o grupo em dois: os caça-balões e os perguntadores. Os balões são
soltos pela sala e cada caça-balão deve tentar agarrar um.
As
crianças caças-balões, já com o balão na mão, procuram um perguntador que
exige: “ Quero saber uma fruta ou uma regra com essa cor”. Invertem-se depois
os papéis, passando os perguntadores a caça-frutas e vice-versa.
Em
roda discute-se sobre as respostas de cada criança para as várias cores.
No
dia 06 de dezembro, foi o momento final do projeto, que começou com uma
conversa sobre todos os valores aprendidos. Revimos todos os valores, todas as
histórias e todas as atividades desenvolvidas, através do preenchimento de um
cartaz.
Um
menino de cada vez, dirigiu-se à caixa de filosofia e tira um cartão que tem de
colocar no sítio certo, com a ajuda dos outros meninos.
“Sinto-me Feliz por saber mais”
(Cátia)
As estagiárias: Susete e Cláudia
Educadora: Cristina
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