segunda-feira, 21 de novembro de 2016

S. MARTINHO ATIVIDADES DOS DIAS 10 E 11 DE NOVEMBRO




ELABORAÇÃO DA CAIXINHA DA MARIA CASTANHA PARA COLOCAÇÃO DAS CASTANHAS, RECORRENDO A DIVERSOS MATERIAIS.


CONFECIONAMOS O BOLO DE CASTANHA QUE COMEMOS NO DIA DE S. MARTINHO NO LANCHE DA MANHÃ, ESTAVA UMA DELICIA! ADORAMOS.















TAMBÉM FIZEMOS BOLACHINHAS PARA VENDER NA FEIRINHA DO OUTONO. JUNTAMOS A FARINHA, A MANTEIGA, O AÇUCAR E A RASPA DE LIMÃO. AMASSAMOS, MOLDAMOS BOLINHAS E NO FIM COLOCAMOS NO TABULEIRO E COM UM GARFO FIZEMOS RISCINHAS, DANDO FORMA Á BOLACHA.














DURANTE O MAGUSTO, FIZEMOS A RODA À VOLTA DA FOGUEIRA, CANTAMOS VÁRIAS CANÇÕES SOBRE AS CASTANHAS, DELICIAMO-NOS COM AS SABOROSAS CASTANHAS ASSADAS E NO FINAL DIVERTIMO-OS MUITO A ENFARRUSCAR AS CARAS. FOI UM DIA MEMORÁVEL, DE MUITO DIVERTIMENTO E CONVIVIO.

                                                                                          
                                                                                  Educadora: Maria Aparecida Moura







DIA DAS BRUXAS

Para decorar a sala, executamos vários trabalhos individuais e em grupo, desenvolvendo as destrezas manipulativas, como por exemplo, um mobile onde utilizamos os mais diversos materiais. A bruxinha ficou um encanto e deixou a nossa sala mais bonita para festejar esta data.












Aproveitamos o bom tempo que tem estado e fomos dar um passeio até ao monte junto da nossa escola, cada um trouxe um pau e giesta para a vassoura. Na sala e em trabalho de pares elaboraram as suas lindas vassouras.













Elaboração do chapéu. Rasgaram jornal e colaram no cartão. A Leonor como acabou primeiro foi dar uma ajudinha á Simone.


Finalmente estava tudo pronto, vestimos-nos e pintamos-nos a rigor e todos eufóricos saímos para a rua.


                                                                                          Educadora: Maria Aparecida Moura

DIA DA ALIMENTAÇÃO – A FRUTA

No âmbito do projeto PES e do Programa do RFE, este dia da Alimentação, começou com a visualização de um PowerPoint da história do PNL “A lagartinha Comilona”. Esta história teve como objetivo incentivar ao consumo de fruta. É de extrema importância comer de três a cinco peças de fruta por dia, para que o organismo seja capaz de se defender de doenças e viroses. Cada fruta é uma fonte de nutrientes e é um dos alimentos naturais mais doces e refrescantes.


Comer fruta diariamente ajuda a manter um peso equilibrado e a prevenir doenças coronárias e cancro. Depois, já na sala, trabalhamos a história “Os dias da semana”, a sua sequência, as cores e associar os números à quantidade representada. No final elaboraram uma linda lagartinha com os dias da semana.


De tarde, e com o objetivo de sensibilizar para a inclusão da fruta na alimentação diária, foi pedida uma peça de fruta a cada criança. Durante a conversa estavam muito contentes por poderem expor e dizer o nome da fruta que tinham trazido, mas ainda ficaram mais entusiasmados na hora de colocar os vários pedaços de fruta na sua espetada. Estavam mesmo orgulhosos por terem conseguido, não paravam de mostrar a sua colorida e apetitosa espetada.




Para terminar, e já na hora do lanche, puderam saborear uma deliciosa e colorida salada de fruta.


A fruta é um importante integrante da alimentação saudável, principalmente, as frutas da estação, visto
 que possuem maiores quantidades de vitaminas.
São inúmeros os benefícios da fruta na promoção da saúde infantil.

Educadora: Maria Aparecida Moura

sábado, 15 de outubro de 2016

Dia Nacional da Água

A água é o liquido mais importante que existe na terra. Não tem cheiro, cor, nem sabor, mas sem ela não poderíamos viver.
Devido á sua grande importância, não quisemos deixar passar a comemoração deste dia na Escola Básica do Fontão-Friande.

De manhã visualizaram no quadro interativo um PowerPoint sobre a “História da Gotinha de água”




Depois do recreio, exploramos situações práticas e experimentais, realizamos algumas experiências, com substâncias solúveis e não solúveis na água e de flutuação. Fomentamos a dinâmica de trabalho grupo, desenvolvendo a ciência com atividades do dia a dia, utilizando materiais simples.


De tarde na hora do conto ouviram e visualizaram a história do ciclo da água, onde ficaram a saber que a água circula continuamente entre o mar, o céu e a terra.

De seguida ouviram alguns conselhos de como podemos poupar água.
Para poupar água, consumindo apenas a quantidade que realmente se necessita na atividade diária, é essencial corrigir os maus hábitos. É hora de mudar de atitude. As crianças podem dar uma ajuda…se as crianças forem habituadas a ter determinados comportamentos face ao ambiente, estas acabam por os enraizar.
Mas não nos podemos esquecer, que elas são imitadoras dos adultos… não se esqueça de dar o exemplo
Para terminar, elaboraram uma gotinha com diversos materiais, onde foram colocados alguns dos conselhos de como poupar água. No final do dia foram embora todos contentes com a sua gotinha de água e ansiosos por poder contar em casa aos pais tudo que fizeram e aprenderam naquele dia na escola.





Não se esqueçam a água é um bem precioso.

Educadora: Maria Aparecida Moura