segunda-feira, 14 de março de 2016

DIA DA AMIZADE

No dia quinze de fevereiro, na nossa escola, festejamos o dia da amizade de maneira a sensibilizar as crianças para os diferentes afetos.
De manhã reuniram-se todos na sala da CAF do pré-escolar para ouvirem a história “Quando estou triste…“, história requisitada na biblioteca do Agrupamento. Depois houve uma troca de ideias sobre os valores transmitidos pela história e a importância da amizade na nossa vida. Individualmente disseram quem era o seu melhor amigo e o que mais gostava nele.












De seguida foram para as salas para elaborar um lindo lenço com o símbolo do amor (carimbos de corações). Depois de seco, foi escrita a frase e palavras sobre afetos.


Recortaram cartolinas de duas cores que depois de entrelaçadas formaram um lindo coração, onde foi colocado o lenço.



De tarde reuniram-se novamente e em trabalho de pares,  no centro, fizeram a troca dos corações. Foi lindo de se ver o entusiasmo a alegria estampada nas suas caritas.







Celebrar este dia foi muito importante porque devemos cultivar a amizade promovendo a assimilação de valores.


Educadora: Aparecida Moura




CARNAVAL

Sendo o Carnaval a festa da alegria, esta semana foi vivida pelas crianças com muita animação e excitação, pois não paravam de falar nos seus lindos disfarces.
Realizaram muitas atvidades com muito empenho e proveito pois é um tema do interesse de todos, adoram as canções e toda a cor e magia envolta neste tema. Uma vez que na semana anterior tinham estado a trabalhar as formas geométricas, pintaram com tintas de diversas cores uma tira para a cabeça e várias penas de galinha. Depois de secar, colaram as penas na tira e ficaram com um lindo cocar de índio.








Na quinta-feira de tarde com os cocares na cabeça, tranças e as caras pintadas, ficaram uns autênticos indiozinhos. Foi com grande satisfação que quando iam embora se exibiam aos encarregados de educação mostrando um grande contentamento.
Na sexta-feira de Carnaval e devidamente mascaradas as crianças espalharam a alegria por toda a freguesia perante o olhar atento e encantado de quem os via passar. Depois do lanche e acompanhados de música e palmas dos colegas, puderam desfilar individualmente no concurso do melhor traje por turma.













Um dia de brincadeira que muito agradou aos nossos pequenos participantes, mas também a quem assistiu. Foi visível o entusiasmo e satisfação nos rostos de todos.
Com este dia pretendemos ir mais uma vez de encontro ao projeto, ajudando a manter viva as tradições carnavalescas.



Educadora: Aparecida Moura