quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

REIS



Demos início à atividade de “Reis”, com a exploração da história dos 3 Reis Magos.
Pesquisamos na internet as principais características e diferenças entre os camelos e dromedários e registamos. Elaboramos um camelo, que recortamos, pintamos e decoramos com lãs.



Elaboramos e decoramos uma coroa de Reis. 




Confecionamos maracas reciclando as embalagens de iogurtes, que serviram para acompanhar a nossa canção de Reis.




Festejamos cantando aos nossos familiares as Janeiras e contamos ainda com a presença do grupo “Amigos de Pombeiro” que ajudaram a animar a nossa festa.


Educadora: Cristina

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Filosofia para Crianças


“Os valores na educação pré-escolar”

A Filosofia para Crianças é um programa pedagógico que visa desenvolver as capacidades de raciocínio e do pensamento em geral. Esta aprendizagem multifacetada da atividade do pensar é feita através da criação de um diálogo e tem como fim promover o pensamento do grupo de investigação na sala de aula. O objetivo pedagógico é de contribuir para o desenvolvimento e compreensão da linguagem e das capacidades críticas e criativas das crianças, no sentido de promover o seu pensamento autónomo.
Este programa pedagógico proporciona um conjunto de atividades designados de sessões, que demostraremos a seguir:
Na terça-feira, 13 de novembro, demos inicio ao projeto “A Educação para os valores na educação pré-escolar”. Como tínhamos acabado de comemorar o dia de S. Martinho, revimos um valor dado – A Partilha.
            Dialogamos sobre a lenda e o que é a partilha e no fim fizemos o registo.



 Na quinta-feira, 15 de novembro, trabalhamos os sentimentos, uma vez que estamos no outono e é nesta estação do ano que se comemora o namoro dos morcegos.

Dialogamos sobre a imagem que está a ser mostrada e o valor que nela é representado.




Somos confrontados com a pergunta:


Podemos ter sentimentos por:




O que é para ti o sentimento?







xNa sexta-feira, 16 de novembro, realizamos jogos sobre os sentimentos.
 Aqui vai uma breve explicação sobre um deles.

Jogo dos Beijinhos
Inicia-se o jogo com um diálogo sobre as formas que as pessoas têm de mostrar que gostam umas das outras. Lista: dar prendas, dar beijo no rosto, cumprimentar com as mãos, dizer bom dia, abraçar, etc…
Pede-se às crianças que andem livremente e quando a educadora disser “parou” cada criança imobiliza-se numa posição. Quando se disser “andou as crianças voltam a passear.


Continuando com o comando “andou” “parou”, mas quando se disser “parou” acrescenta-se: “dar abraços”, “dar beijinho” (no rosto), etc. assim, as crianças podem mostrar que gostam uma das outras de formas diferentes.




Na terça-feira, 20 de novembro, ouvimos uma história sobre os sentimentos – “Gosto de ti”


Conversamos sobre o sentimento referido na história, o “Amor”, este é demostrado da mãe para o filho, assim como do filho para a mãe.


No fim ouvimos a música – Adivinha o quanto eu gosto ti de André Sardet.


No dia 27 de novembro, fizemos uma atividade sobre um sinal de pontuação.
Dentro do envelope, estava um cartão com um ponto de interrogação.


Tivemos uma conversa sobre o ponto de interrogação:
- Alguém sabe para que serve?
- Quando é usado e porquê?
Seguidamente, fizemos o jogo- “o que é uma pergunta?”. Este jogo foi realizado da seguinte forma: um menino de cada vez dirigia-se à mesa e escolhia uma tira de papel onde estava escrita uma frase. A criança este tinha de  dizer se essa frase era  uma pergunta ou não e porquê.



No fim fizemos o registo do jogo numa cartolina.

No dia 28 de novembro, revimos as regras até aqui abordadas e mencionamos, outras que as crianças gostariam de falar.

Mas antes são colocadas algumas questões.



As regras são valores?




O que são valores?



À medida que íamos dizendo as regras que conhecíamos a professora/estagiária ia virando as folhas que continha o ponto de interrogação.



Identificamos alguns destes valores nas regras da nossa sala de aula, dialogando sobre cada uma delas.
No dia 30 de novembro, ouvimos uma história sobre a mentira. Ao contrário de que muitos meninos pensam, devemos dizer sempre a verdade, como conta na história “A Mentira Tem Perna Curta”.

























De seguida, fizemos uma ficha para ajudar a menina da história a encontrar as mentiras.


No dia 03 de Dezembro, escutamos a história “Perdido e Achado”, que falava do valor da amizade. Na abordagem deste valor realizamos uma receita de biscoitos da amizade, com o formato de um coração.





No fim fizemos um exercício sobre a amizade…
O que é ter um amigo?
- um amigo é ter um tesouro…
O que é um tesouro?




No dia 04 de dezembro, fizemos uma dramatização com fantoches da história “Meninos de Todas as Cores”. Cada um de nós escolheu um menino de cor e depois dizia a quadra da história.













































No dia 05 de dezembro, fizemos o jogo “olha o balão”.
Nesta atividade utilizamos balões de várias cores (vermelho, azul, amarelo…). Dividimos o grupo em dois: os caça-balões e os perguntadores. Os balões são soltos pela sala e cada caça-balão deve tentar agarrar um.
As crianças caças-balões, já com o balão na mão, procuram um perguntador que exige: “ Quero saber uma fruta ou uma regra com essa cor”. Invertem-se depois os papéis, passando os perguntadores a caça-frutas e vice-versa.




Em roda discute-se sobre as respostas de cada criança para as várias cores.




No dia 06 de dezembro, foi o momento final do projeto, que começou com uma conversa sobre todos os valores aprendidos. Revimos todos os valores, todas as histórias e todas as atividades desenvolvidas, através do preenchimento de um cartaz.















Um menino de cada vez, dirigiu-se à caixa de filosofia e tira um cartão que tem de colocar no sítio certo, com a ajuda dos outros meninos.






 “Sinto-me Feliz por saber mais”
 (Cátia)



As estagiárias: Susete e Cláudia
Educadora: Cristina