terça-feira, 29 de março de 2011

DIA DA ARVORE

Comemoramos o dia da árvore participando na reflorestação do Monte do São Bento das Peras.

 







Esta actividade foi organizada pela confraria do São Bento das Peras, que disponibilizou transporte, monitores e árvores.
Queremos agradecer à confraria a oportunidade que nos deu, de pôr em prática o que se aprende na sala de actividades e aos monitores, que de forma gratuita tentam ocupar o seu tempo, sendo úteis aos outros.
As crianças chegaram ao jardim de infância cansadas, mas muito felizes.

                                      Jardim de Infância Montinho Regilde
                                             A educadora Adelaide Fonseca

segunda-feira, 28 de março de 2011

HORA DO CONTO

Universidade Senior de Felgueiras – USAF
Visita Centro Escolar de Pombeiro
Hoje foi um dia especial no Centro Escolar de Pombeiro. Contamos a presença e dinamismo dos alunos da Universidade Senior de Felgueiras.
Contrariamente à ideia de muitos, o idoso não é velho, mas sim uma pessoa vivida, com muita sabedoria e com muita experiência. Esta etapa da vida é tão importante e não podemos esquecer que um dia também nós iremos ser idosos.
Foi neste contexto, que hoje as crianças que frequentam o Jardim-de-infância  e os alunos do 1º ano, foram presenteadas com uma actividade de articulação entre ciclos, no âmbito do Plano Nacional de Leitura, que foi dinamizada por este grupo, que connosco partilhou a “História da Carochinha”, cativando e encantando a pequenada e todos os presentes. No final as crianças receberam uma História da Carochinha e uma lembrança. Nós partilhamos um lanche em que as crianças também participaram com a confecção de pão-de-ló.
 

 

 

 








 Aos nossos convidados oferecemos também algumas lembranças para recordarem a sua passagem pela nossa escola: as crianças realizaram um livro com uma dedicatória e a todos foi oferecida uma renda em Filé.
Esta relação entre os seniores e os mais novos é de louvar e deverá ter continuidade e se possível ser alargado aos restantes alunos do 1º ciclo.
Esta é uma proposta que gostaríamos de ver concretizada no próximo ano lectivo. Até lá, as portas da nossa escola estão sempre abertas para vos receber e convosco aprender.
Obrigada pela vossa presença
A Coordenadora de Estabelecimento
Cristina Araújo Dias
As docentes titulares dos grupos/turmas: Adelaide, Luísa, Paula

quinta-feira, 24 de março de 2011

DIA DO PAI

Os nossos pais vieram à escola do Montinho Regilde
Assistiram a teatros, poemas e canções.


Receberam uma lembrança.


E comeram bolinhos de coco.


Foi uma actividade maravilhosa, ainda mais devido à adesão que teve por parte dos pais.
O meu muito obrigada.        
EDUCADORA ADELAIDE

PRIMAVERA

Os meninos da sala dos 5 anos do Centro Escolar Torrados estão muito contentes por ter chegado a primavera e até levaram para casa uma coroa cheia de flores de muitas cores.
Para comemorar este dia assistimos a uma história “o Nabo Gigante”.
Essa história falou sobre a primavera e até nos ensinou os números.
Foi divertido e aprendemos.

 

 








EDUCADORA SARA

O NABO GIGANTE




(História tirada do youtube)

PROTEÇÃO CIVIL



Comemoracão do dia da proteção civil
O Jardim de Infância de Montinho Regilde, juntamente com a escola básica comemorou o dia da proteção civil.
Organizamos uma exposição, com a colaboração de crianças e alunos, que foi visitada por todas as turmas e também pelos pais.
As crianças e os alunos, também trouxeram os seus transportes para a escola.
Foi uma actividade muito divertida e todos pediram para que fosse repetida.
 

 








EDUCADORA ADELAIDE

 

terça-feira, 22 de março de 2011

DIA DA ARVORE

J.I. DO CENTRO ESCOLAR DE POMBEIRO

A nossa escola é nova e ainda está a começar a “Crescer”.
Trouxemos de casa plantas para dar lhe dar mais alegria e para que fique ainda mais bonita.


 



Para além das plantas, a nossa educadora, Paula, trouxe-nos uma surpresa… um peixinho, mas que em breve vai ter companhia!



 











 








Todos os meninos do pré-escolar, com a ajuda da educadora Luísa e Paula, fizeram este lindo canteiro e a partir de hoje vão tratar dele com muito carinho.
EDUCADORAS LUISA E PAULA

HORA DO CONTO

EB DO CRUZEIRO
S. JORGE VIZELA

 

 









     Previamente foi dirigido o convite aos alunos da universidade sénior para colaborar e assim dinamizar a hora do conto.
     Feitas as apresentações iniciou-se a actividade com o conto da história da Carochinha acompanhada com música e apresentação de imagens na data show. De seguida fez-se a exploração das imagens da história relacionando-a com diversos temas.
      A participação das crianças e alunos da EB do Cruzeiro foi activa, muito participativa e possibilitou um diálogo muito produtivo. A articulação entre as diferentes gerações, foi muito enriquecedora.
      A actividade concluiu-se com troca de lembranças.
EDUCADORA ERMELINDA


segunda-feira, 21 de março de 2011

HORA DO CONTO

A Turma EA do 1º Ano de Escolaridade do 1º CEB da Escola Básica do Montinho, Regilde, e, o Jardim - de - Infância do Montinho, Regilde, gostaram muito da atividade, que se realizou no passado dia 11 de Março de 2011.
            Esta atividade foi-nos apresentada, pela Universidade Sénior de Felgueiras, com a dramatização de uma canção sobre a história “A Carochinha e o João Ratão”, tendo ainda havido o reconto da mesma oralmente e acompanhada de uma música de fundo.
            Os alunos e crianças presentes e já acima referidas, deste Estabelecimento de Ensino, visualizaram a história projectada numa parede do polivalente, tendo sido para eles muito instrutiva, foi também um motivo de muita alegria, havendo diálogo entre os mesmos e os adultos que proporcionaram um óptimo ambiente acolhedor e familiar.

 








 

 



De referir ainda, que prevaleceu sempre a cooperação e a colaboração por parte dos alunos e crianças, quando solicitados pelos elementos da mesma universidade, em demonstrações de partes da história que nos foi apresentada exemplarmente.
Terminamos esta atividade com um pequeno lanche.
               Deixamos um beijinho para esta equipa maravilhosa.

EDUCADORA ADELAIDE

quarta-feira, 16 de março de 2011

AULA ASSISTIDA

Com esta aula foram exploradas varias areas de conteudo e estratégias, os recursos de forma inovadora procurando gerir o tempo de acordo com os momentos e ritmos mais propícios da aprendizagem das crianças.


                   

                 

               


             

Foi de uma forma muito positiva a concretização das actividades realizadas nesta aula, o dia decorreu sempre num ambiente propício a uma aprendizagem significativa.

AS EDUCADORAS MANUELA E ARMANDA   





segunda-feira, 14 de março de 2011

CARNAVAL

CENTRO ESCOLAR DE POMBEIRO
ALGUMAS ACTIVIDADES REALIZADAS SOBRE O CARNAVAL



                       


ELABORAMOS TRABALHOS COM RECURSO A DIFERENTES MATERIAIS.
ALGUNS SERVIRAM PARA DECORAÇÃO DAS SALAS E DOS CORREDORES DA ESCOLA.

PARTICIPAMOS NO DESFILE/CONCURSO





As crianças participaram  no desfile/ concurso de máscaras.
O Júri, constituído por 3 docentes e uma aluna, atribuiu ao traje mais original de cada grupo, um livro como recompensa. 
Em ambiente de alegria e grande folia, crianças, alunos, docentes titulares, docentes das AEC e assistentes,  estiveram envolvidos nesta actividade,exibindo  os  seus trajes. carnavalescos, espalhando alegria e boa disposição a quem assistia,preservando assim as tradições.
EDUCADORAS CRISTINA, PAULA E LUISA